INCUBANDO IDEIAS

30 equipes


É uma jornada empreendedora que envolve equipes mistas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e do Ensino Superior, de instituições públicas ou privadas, contando com apoio de universitários da Graduação e Pós-Graduação.


A partir de uma temática central, as equipes serão incentivadas a projetar, documentar e criar soluções que envolvam a construção de aplicações e/ou protótipos para Cidades Inteligentes.


Este desafio busca fomentar o empreendedorismo e oportunizar reflexões sobre os impactos da transformação digital nas cidades.


Confira o Edital | Inscreva-se no desafio



CIDADE-LABORATÓRIO

30 equipes


Estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas participam dessa modalidade, na qual criam soluções para as cidades a partir do tema central proposto, levando em consideração suas aplicações e importância para a sociedade.


Para ilustrar as soluções propostas, os estudantes utilizam como ferramenta o Minecraft Edu, no qual criam o mundo com a solução proposta.



DESAFIO DE DRONES

30 equipes


Em uma arena de 10mx14mx5m protegida por tela, as equipes precisam realizar missões com um tema determinado, em partidas de 5 minutos. Além da pontuação específica de cada missão, o menor tempo do trajeto é critério para definir o vencedor.


Participam do Desafio estudantes da Educação Básica, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Superior da rede pública e privada. A partir do ano de 2018, podem se inscrever equipes de Garagem (equipes sem vínculo com instituições de ensino).





DESAFIO DE ROBÔS

60 equipes


A partir de um tema determinado, estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas são desafiados a construir um robô, elaborar pesquisa, projetos e tarefas diversificadas.


O Desafio, criado em 2008, consiste em programar robôs para realizar tarefas nas chamadas arenas, que envolvem estratégia e criatividade. O robô também é avaliado por banca avaliadora.